segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sun Gazing



Hira Ratan Manek (HRM), engenheiro mecânico indiano, desenvolveu uma série de técnicas para curar todas as doenças do corpo utilizando as propriedades vivificantes e salutares do Sol. Ele próprio aplicou em si, no seu laboratório (seu corpo), essas técnicas. Em determinado momento, ficou mais de um ano, sob a supervisão de uma equipa médica  24h/dia, vivendo apenas da energia propiciada pelo Sol, Ar, Água e pé descalço no chão (sem alimentação bucal).

O site de Hira Manek http://www.solarhealing.com/default.htm


O principal processo desenvolvido por HRM, usando seu próprio corpo, é olhar para o Sol com os olhos abertos, sun-gazing em inglês. HRM é um homem comum e portanto qualquer pessoa pode conseguir aplicar o seu método. Antigamente esta era uma prática espiritual, mas agora está-se a tornar uma prática científica, que pode ser seguida por todos, conforme descrita a seguir.

Prática Segura de Solarização Visual (Sungazing)

A prática propõe um período de 9 meses, que pode ser subdividido em 3 fases: 
0 a 3 meses, 3-6 meses e 6-9 meses, tendo de andar descalço 45 minutos por dia, para o resto da vida. 

A prática consiste em olhar (com os olhos abertos) para o sol nascente ou poente uma vez por dia, durante os períodos seguros do dia: intervalos de uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Está cientificamente provado que durante esses intervalos, está livre da exposição a raios ultravioletas (UV) e infravermelhos (IR) prejudiciais aos olhos. Ambos os intervalos (manhã e tarde) são bons para essa prática – depende da conveniência de cada um.

Sungazing tem a vantagem adicional de obter vitamina A e D para o corpo, durante a hora de exposição segura. A vitamina A é necessária para a saúde dos olhos e é a única vitamina requerida pelos olhos. Se olhar para o sol, pode conseguir dispensar óculos e ter uma melhor visão.

Para aqueles que não conseguem inicialmente olhar para o sol durante os períodos seguros, tomar banho de sol é um método efetivo para receber a energia do sol num ritmo menor, até que fique apto para olhar o sol (sungaze). Os melhores períodos para tomar banho de sol são quando o índice UV está baixo, 2 ou menos. Isto ocorre normalmente dentro das 2 horas após o amanhecer ou antes do pôr do sol. O banho de sol durante o dia (cerca do meio dia) deve ser evitado, excepto durante os meses de Inverno, quando o índice UV geralmente é cerca de 2 durante todo o dia, o que é seguro para tomar banho de sol. Verifique o índice UV nos meios de divulgação, para ficar seguro. Não use protector solar. Quando o corpo fica aquecido, você transpira e o suor precisa sair do corpo. Quando está coberto de loções e cremes, eles ficam degenerados e essas químicas entram para o corpo. É uma prática errada – o uso incorreto – que nos leva a culpar o sol pelos cânceres de pele.

No site de Hira Manek tem as instruções (em inglês) para sungazing, segundo os três períodos: 0-3 meses, 3-6 meses, 6-9 meses... ainda não li.
fonte deste texto traduzido: http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2006/04/sade-e-cura-usando-o-sol.html

Sem comentários: